quinta-feira, 21 de novembro de 2013

3ª Etapa ATPS - O Número e sua Construção



O NÚMERO E SUA CONSTRUÇÃO



Como surgiu o número?
v A descoberta do número não aconteceu de repente, nem foi uma única pessoa a responsável por essa ideia. O número surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos e coisas.


v Nos primeiros tempos da humanidade, para contar eram usados os dedos, pedras, os nós de uma corda, marcas num osso.

v Desde a pré-história os homens já haviam percebido a necessidade de contar. Á princípio para contar o tempo, a fim de realizarem seus rituais religiosos no tempo certo... Registravam nas paredes das cavernas, em ossos de animais, em pedaços de madeira...
 
v Naquela época, o homem vivia da caça, mas com o passar do tempo à família aumentou e começou a plantar e a criar animais, reunindo-se em grupos maiores.
v Havia uma preocupação dos pastores em saber quantas ovelhas ou carneiros tinham no pasto, pela manhã ao soltarem os carneiros guardavam em uma bolsa uma pedra para cada carneiro que soltavam, e ao final do dia faziam o inverso, para cada carneiro que voltava tiravam uma pedra da bolsa, permitindo assim guardar a quantidade contada.
 
v A palavra que usamos hoje, cálculo, é derivada da palavra latina calculus, que significa pedrinha.
Contavam utilizando a correspondência um à um (para cada objeto, uma pedrinha). Usava também sementes, folhas secas,nós em cordas, os dedos... 

v Com o surgimento de aldeias, as trocas comerciais que nelas existiam, fizeram os diversos povos iniciarem o processo de representação numérica.

vHabitantes da Mesopotâmia e grandes comerciantes, registravam seus números e contas em tabletes de argila. Começaram a usar símbolos para indicar quantidades. Criaram também a representação posicional dos números: a posição dos símbolos interferia nos valores que eles representavam.


vEgípcios usavam símbolos grafados em pedras, cerâmicas ou papiros que representavam agrupamentos.

O número  é, pois, solidário de uma estrutura operatória de conjunto, na falta
da qual não existe ainda conservação das totalidades numéricas, independentemente
da sua disposição figural. (...) é preciso inicialmente insistir sobre o facto de que,
no ser humano , os números se constroem em função de sua sucessão natural, (...).”
                                                                                                                  (Piaget, 1971, p.15)







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

















A interversão do professor no processo inicial da criança na construção do conceito de número


No processo inicial da construção do conceito de número, as interversões do professor devem ser baseadas com ludicidade para fixar o conhecimento de maneira que ambos percorram esse caminho do aprendizado juntos, descobrindo o prazer de fazer matemática.
Alunos motivados aprendem e avançam mais, ajudam o professor a ajudá-los melhor.
O professor deve estar aberto a novas possibilidades, oferecer aos alunos diversos recursos que possam auxilia-lo a elaborar e construir o conhecimento, atendendo a coletividade e ao meso tempo considerando as particularidades de cada um.
A contagem é das primeiras formas que a criança tem de entrar em contato com o sentido dos números e é muito importante lembrá-las que os números estão em nossas vidas desde que nascemos e nos acompanha durante toda a jornada. Em geral as crianças praticam a contagem de rotina, isto é, dizem os nomes dos numerais em sequência: um , dois, três, etc, em um processo mecânico. Isso não significa que já tenham construído o conceito de numero e quantidade. Antes de escrever numerais, é preciso desenvolver muitas atividades com as crianças para que elas elaborem esta construção.
Não podemos esquecer que quando as crianças estão aprendendo os números não há limites para as formas de ensinar (músicas: 1, 2 três indiozinhos; Guto bate com 1 martelo 1 martelo 1 martelo...brincadeiras: amarelinha; bingo; dominó).
O professor deve encorajar a criança a opinar, participar ativamente dos jogos e brincadeiras respeitando a espontaneidade e estimulando o pensamento e a criatividade, assim afirmamos que o educador sempre vai fazer que seus alunos expusessem o seu pensamento sem medo do julgamento prévio dos adultos.


A partir das muitas ações sobre objetos e reflexões sobre estas ações, é que o conceito de número se constitui.