UTILIZAÇÃO DO ÁBACO
O
ábaco é um antigo instrumento de cálculos, é constituído por uma moldura com
bastões paralelos, correspondentes a cada posição da tabela de classes
(Centenas, Dezenas, Unidades) e contém elementos para realizar a contagem.
Hoje
com o uso da criatividade e da tecnologia, os ábacos foram modificados, e
instruídos para ser atrativo aos alunos. Podemos fazê-lo no período de aula com
as crianças, utilizando caixas de ovos, palitinhos para churrasco, e argolinhas
feitas de papeis ou até mesmo macarrão, para ficar mais divertido, o aluno
poderá colorir.
O
Ábaco foi inventado na Mesopotâmia, em sua forma primitiva, logo os romanos
aperfeiçoaram. Existem vários tipos de Ábacos, abaixo relataremos:
TIPOS
DE ÁBACOS
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HISTÓRIA
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COMO
FUNCIONA
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Ábaco mesopotâmico
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O
primeiro ábaco foi quase de certeza construído numa pedra lisa coberta por
areia ou pó.
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Palavras
e letras eram desenhadas na areia; números eram eventualmente adicionados e
bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos.
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Ábaco
babilónio
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Algumas
pessoas conhecem um caráter do alfabeto cuneiforme babilónio que pode ter
sido derivado de uma representação do ábaco.
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Os
babilónios podem ter utilizado o ábaco para operações de adição e subtração.
No entanto, este dispositivo primitivo provou ser difícil para a utilização
em cálculos mais complexos.
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Ábaco
egípcio
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O uso do
ábaco no antigo Egito é
mencionado pelo historiador grego Crabertotous.
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Escreve
sobre a maneira do uso de discos (ábacos) pelos egípcios, que era oposta na
direção quando comparada com o método grego.
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Ábaco
grego
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Uma tábua
encontrada na ilha grega de Salamina em 1846 data de 300
a.C., fazendo deste o mais velho ábaco descoberto
até agora. É um ábaco de mármore de 149 cm de comprimento, 75 cm de
largura e de 4,5 cm de espessura, no qual existem 5 grupos de marcações.
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No centro
da tábua existe um conjunto de 5 linhas paralelas igualmente divididas por
uma linha vertical, tampada por um semicírculo na intersecção da linha
horizontal mais ao canto e a linha vertical única. Debaixo destas linhas,
existe um espaço largo com uma rachadura horizontal a dividi-los. Abaixo
desta rachadura, existe outro grupo de onze linhas paralelas, divididas em
duas secções por uma linha perpendicular a elas, mas com o semicírculo no
topo da intersecção; a terceira, sexta e nona linhas estão marcadas com uma
cruz onde se intersectam com a linha vertical.
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Ábaco
romano
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O método
normal de cálculo na Roma antiga, assim como na Grécia antiga, era mover
bolas de contagem numa tábua própria para o efeito. As bolas de contagem
originais denominavam-se calculi.
Mais tarde, e na Europa medieval, os jetons começaram a ser manufaturados.
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Linhas marcadas indicavam unidades, meias dezenas,
dezenas, etc., como na numeração
romana. O sistema de contagem
contrária continuou até à
queda de Roma, assim como na Idade Média e até ao século XIX, embora já com
uma utilização mais limitada.9
Em adição às mais utilizadas bolas de contagem frouxas,
vários espécimens de um ábaco romano foram encontrados, mostrados aqui em
reconstrução. Tem oito longos sulcos contendo até 5 bolas em cada e 8 sulcos
menores tendo tanto uma como nenhuma bola.
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Ábaco
indiano
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Fontes do século
I, como a Abhidharmakosa,
descrevem a sabedoria e o uso do ábaco na Índia. Por volta
do século V, escrivães indianos estavam já à procura de gravar os
resultados do Ábaco.
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Textos hindus usavam o termo shunya (zero)
para indicar a coluna vazia no ábaco.
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Ábaco
chinês
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A menção
mais antiga a um suanpan (ábaco chinês) é encontrada num
livro do século da Dinastia Han Oriental, o Notas Suplementares na Arte das
Figuras escrito por Xu Yue.
No entanto, o aspecto exato deste suanpan é desconhecido.
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Os suanpans podem ser utilizados para outras
funções que não contar. Ao contrário do simples ábaco utilizado nas escolas,
muitas técnicas eficientes para o suanpan foram feitas para calcular operações
que utilizam a multiplicação, a divisão, a adição, a subtração, a raiz
quadrada e a raiz
cúbica a uma alta velocidade.
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Ábaco
japonês
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Um soroban é uma versão
modificada pelos japoneses do suanpan.
É planeado do suanpan, importado para o Japão antes do século
XVI.
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A idade
de transmissão exata e o meio são incertos porque não existem registros
específicos.Como o suanpan,
o soroban ainda hoje é utilizado no Japão,
apesar da proliferação das calculadoras de bolso, mais baratas.
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Ábacos
dos nativos americanos
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Algumas
fontes mencionam o uso de um ábaco chamado nepohualtzintzin na antiga cultura azteca. Este ábaco
mesoamericano utiliza um sistema de base 20 com 5 dígitos.
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Os cálculos eram feitos utilizando uma yupana (quechua para tábua
de contar), que estava ainda em uso depois da conquista do Peru. Por comparação à forma de várias yupanas, os investigadores
descobriram que os cálculos eram baseados na sequência Fibonnaci, utilizando 1,1,2,3,5 e múltiplos de 10, 20 e 40 para os
diferentes campos do instrumento. Utilizar a sequência Fibonnaci manteria o
número de bolas num campo no mínimo.
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Ábaco
russo
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O ábaco
russo estava em uso em todas as lojas e mercados de toda a antiga União
Soviética, e o uso do ábaco era ensinado em todas
as escolas até aos anos
90. Hoje é visto como algo arcaico e foi
substituído pela calculadora. Na escola, o uso da calculadora é ensinado
desde os anos 90.
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O ábaco
russo é habitualmente utilizado na vertical, com os fios da esquerda para a
direita ao modo do livro. As bolas são normalmente curvadas para se moverem
para o outro lado no centro, em ordem para manter as bolas em cada um dos
lados. É clarificado quando as bolas se devem mover para a direita. Durante a
manipulação, as bolas são movidas para a direita. Para mais fácil
visualização, as duas bolas do meio de cada corda (a 5ª e a 6ª; no caso da
corda exceção, a 3ª e a 4ª) costumam estar com cores diferentes das outras
oito. Como tal, a bola mais à esquerda da corda dos milhares (e dos milhões,
se existir) costuma também estar pintada de maneira diferente.
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Ábaco
escolar
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Os ábacos
têm sido utilizados na educação infantil e na educação básica como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética é ainda utilizado por deficientes
visuais.
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É utilizado para representar números sem o uso do lugar da ordem dos
números. Cada bola e cada fio tem exatamente o mesmo valor e, utilizado desta
maneira, pode ser utilizado para representar números acima de 100.
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PASSO
4 –
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco#.C3.81baco_mesopot.C3.A2mico
– Acesso 25/09/2013 às 23:15.