ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO - 4ª ETAPA da ATPS

PASSO 1 - Diferentes formas de registrar as operações de Adição e Subtração:



Para despertar o interesse dos alunos pela matemática o professor deve utilizar diferentes técnicas operatórias, precisa se desvincular do conceito de que matemática se trata apena de contas e partir para o lúdico, as situações problema, os desafios envolvendo praticas do cotidiano, os cálculos mentais, os jogos, etc.
Diferentes temáticas e técnicas podem ser abordadas quando se propõe ao aluno que ele resolva situações.
Ex:

Paulo tem R$15,00, quanto falta para ele completar R$25,00?
15 + ____= 25
25 – 15 =____

Penso em um número, acrescento 60 e tenho 100. Que número pensei?
___ + 60 = 100
100 - ___ = 60

Marina tem 14 anos e Luciana tem 18, qual a diferença de idade entre as duas meninas?
18 – 14 = ___
14 + ___ = 18


Assim a mesma situação problema pode ser entendida como uma subtração ou uma adição.





PASSO 2 - Texto sobre as diferentes técnicas e porque são importantes no ensino das operações.

A adição esta associada à ideia de reunir, juntar, acrescentar, que está presente na própria noção de número. Para melhor compreensão dos números é necessário entender as regras básicas do sistema numeral decimal.
O importante é que a pessoa utilize suas técnicas de cálculos e não fique somente no padrão, pois é assim que ela desenvolve mais seu cognitivo, seus conhecimentos e além de tudo aprende diversas formas de realizar a Adição. O cálculo mental, por exemplo, é uma técnica muito utilizada e pode ser embasada em alguma forma de inicialização, como somar os iguais, apoiar-se no dez, entre outros que estimulam o raciocínio. As crianças que utilizam o cálculo mental demonstram ser mais autônomas, pois tem mais segurança ao enfrentar as situações problemas, ou seja, mostram se com capacidade de escolher a forma mais prática para realizar o problema.
Para facilitar a adição, podemos utilizar o Ábaco, pois é um objeto que podemos realizar em sala de aula e mostrar o quanto é importante para a criança na forma de aprender brincando. Pode demonstrar a criança outra técnica de colocar no ábaco o que usamos no sistema numérico. Podem-se estabelecer situações problemas e mostrar como é utilizado, ou seja, com 10 unidades forma-se 1 dezena, com 10 dezenas forma-se 1 centena e assim por diante.
Existe o processo do “vai um”, a grande dificuldade das crianças, onde causa a confusão na cabeça deles, por isso é importante à utilização do Ábaco, do Material Dourado e outros. Esse processo baseia-se no valor posicional e utiliza princípios aditivos e multiplicativos no sistema numérico, fica claro que Unidade deve estar embaixo na Unidade, Dezena embaixo de Dezena e Centena embaixo da Centena.
A Subtração está associada geralmente ao processo de retirar, por isso causa uma confusão na cabeça dos alunos, mas existem outros modos de identificar a subtração como comparar e completar.
O cálculo mental pode ser usado nas operações de subtração, os alunos podem utilizar sua própria regra para realizar esse cálculo. Essas regras se apoiam em certas propriedades da subtração, que são captadas de diversas maneiras e melhores adaptadas. O importante é explorar esses recursos em que as crianças adotam assim contribuir para melhor compreensão dos conceitos e das propriedades da operação. O ábaco é utilizado para realizar todas as operações, na subtração existem duas técnicas a serem executadas, podem ser escolhidas através de seu desempenho com cada uma delas, uma é o processo de cálculo e a outra do agrupante.
Existe outra técnica para realizar a subtração, é a Compensação, ou seja, o aumento do primeiro número é compensado pelo aumento do segundo, daí o nome: propriedade da compensação.

A contagem é um método utilizado frequentemente entre os alunos quando são desafiadas a resolver situações de adição e subtração. Concretizar quantidades com objetos, contar nos dedos e se apoiar na sequência numérica oral, é estratégias válidas nessa etapa. 

           É de extrema importância, antes de tudo, apresentar aos alunos como a matemática é utilizada na prática mostrando formas práticas lúdicas e objetivas. Dessa forma, a matemática deve fazer parte da vida desses naturalmente. Os alunos devem compreender também o que são unidades, dezenas e centenas, a fim de facilitar o início do aprendizado dessas operações (Centena, Dezena, Unidade).
















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

IFRAH GEORGES. Os Números: A História de uma grande Invenção 10ª edição, São Paulo, Globo, 2001. – Acesso em 18/11/2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário