quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

1º ETAPA ATPS - Construção Conceito de Número




A interversão do professor no processo inicial da criança na construção do conceito de número

No processo inicial da construção do conceito de número, as interversões do professor devem ser baseadas com ludicidade para fixar o conhecimento de maneira que ambos percorram esse caminho do aprendizado juntos, descobrindo o prazer de fazer matemática.
Alunos motivados aprendem e avançam mais, ajudam o professor a ajudá-los melhor.
O professor deve estar aberto a novas possibilidades, oferecer aos alunos diversos recursos que possam auxilia-lo a elaborar e construir o conhecimento, atendendo a coletividade e ao meso tempo considerando as particularidades de cada um.
A contagem é das primeiras formas que a criança tem de entrar em contato com o sentido dos números e é muito importante lembrá-las que os números estão em nossas vidas desde que nascemos e nos acompanha durante toda a jornada. Em geral as crianças praticam a contagem de rotina, isto é, dizem os nomes dos numerais em sequência: um , dois, três, etc, em um processo mecânico. Isso não significa que já tenham construído o conceito de numero e quantidade. Antes de escrever numerais, é preciso desenvolver muitas atividades com as crianças para que elas elaborem esta construção.
Não podemos esquecer que quando as crianças estão aprendendo os números não há limites para as formas de ensinar (músicas: 1, 2 três indiozinhos; Guto bate com 1 martelo 1 martelo 1 martelo...brincadeiras: amarelinha; bingo; dominó).
O professor deve encorajar a criança a opinar, participar ativamente dos jogos e brincadeiras respeitando a espontaneidade e estimulando o pensamento e a criatividade, assim afirmamos que o educador sempre vai fazer que seus alunos expusessem o seu pensamento sem medo do julgamento prévio dos adultos.


A partir das muitas ações sobre objetos e reflexões sobre estas ações, é que o conceito de número se constitui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário