PASSO 1
- Diferentes formas de registrar as operações de Adição e Subtração:
Para despertar o interesse
dos alunos pela matemática o professor deve utilizar diferentes técnicas
operatórias, precisa se desvincular do conceito de que matemática se trata
apena de contas e partir para o lúdico, as situações problema, os desafios envolvendo
praticas do cotidiano, os cálculos mentais, os jogos, etc.
Diferentes temáticas e
técnicas podem ser abordadas quando se propõe ao aluno que ele resolva
situações.
Ex:
Paulo tem R$15,00, quanto falta
para ele completar R$25,00?
15 + ____= 25
25 – 15 =____
Penso em um número, acrescento
60 e tenho 100. Que número pensei?
___ + 60 = 100
100 - ___ = 60
Marina tem 14 anos e Luciana tem 18, qual
a diferença de idade entre as duas meninas?
18 – 14 = ___
14 + ___ = 18
Assim a mesma situação problema pode
ser entendida como uma subtração ou uma adição.
PASSO
2 - Texto sobre as diferentes técnicas e porque são importantes no ensino das
operações.
A adição esta associada à
ideia de reunir, juntar, acrescentar, que está presente na própria noção de número.
Para melhor compreensão dos números é necessário entender as regras básicas do
sistema numeral decimal.
O importante é que a
pessoa utilize suas técnicas de cálculos e não fique somente no padrão, pois é
assim que ela desenvolve mais seu cognitivo, seus conhecimentos e além de tudo
aprende diversas formas de realizar a Adição. O cálculo mental, por exemplo, é
uma técnica muito utilizada e pode ser embasada em alguma forma de
inicialização, como somar os iguais, apoiar-se no dez, entre outros que estimulam
o raciocínio. As crianças que utilizam o cálculo mental demonstram ser mais
autônomas, pois tem mais segurança ao enfrentar as situações problemas, ou
seja, mostram se com capacidade de escolher a forma mais prática para realizar
o problema.
Para facilitar a adição,
podemos utilizar o Ábaco, pois é um objeto que podemos realizar em sala de aula
e mostrar o quanto é importante para a criança na forma de aprender brincando.
Pode demonstrar a criança outra técnica de colocar no ábaco o que usamos no
sistema numérico. Podem-se estabelecer situações problemas e mostrar como é
utilizado, ou seja, com 10 unidades forma-se 1 dezena, com 10 dezenas forma-se
1 centena e assim por diante.
Existe o processo do “vai
um”, a grande dificuldade das crianças, onde causa a confusão na cabeça deles,
por isso é importante à utilização do Ábaco, do Material Dourado e outros. Esse
processo baseia-se no valor posicional e utiliza princípios aditivos e
multiplicativos no sistema numérico, fica claro que Unidade deve estar embaixo
na Unidade, Dezena embaixo de Dezena e Centena embaixo da Centena.
A Subtração está associada
geralmente ao processo de retirar, por isso causa uma confusão na cabeça dos
alunos, mas existem outros modos de identificar a subtração como comparar e
completar.
O cálculo mental pode ser
usado nas operações de subtração, os alunos podem utilizar sua própria regra
para realizar esse cálculo. Essas regras se apoiam em certas propriedades da
subtração, que são captadas de diversas maneiras e melhores adaptadas. O
importante é explorar esses recursos em que as crianças adotam assim contribuir
para melhor compreensão dos conceitos e das propriedades da operação. O ábaco é
utilizado para realizar todas as operações, na subtração existem duas técnicas
a serem executadas, podem ser escolhidas através de seu desempenho com cada uma
delas, uma é o processo de cálculo e a outra do agrupante.
Existe outra técnica para
realizar a subtração, é a Compensação, ou seja, o aumento do primeiro número é
compensado pelo aumento do segundo, daí o nome: propriedade da compensação.
A contagem é um método utilizado frequentemente entre os alunos quando
são desafiadas a resolver situações de adição e subtração. Concretizar
quantidades com objetos, contar nos dedos e se apoiar na sequência numérica
oral, é estratégias válidas nessa etapa.
É de extrema importância, antes de tudo, apresentar aos alunos como a matemática é utilizada na prática mostrando formas práticas lúdicas e objetivas. Dessa forma, a matemática deve fazer parte da vida desses naturalmente. Os alunos devem compreender também o que são unidades, dezenas e centenas, a fim de facilitar o início do aprendizado dessas operações (Centena, Dezena, Unidade).
É de extrema importância, antes de tudo, apresentar aos alunos como a matemática é utilizada na prática mostrando formas práticas lúdicas e objetivas. Dessa forma, a matemática deve fazer parte da vida desses naturalmente. Os alunos devem compreender também o que são unidades, dezenas e centenas, a fim de facilitar o início do aprendizado dessas operações (Centena, Dezena, Unidade).
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
IFRAH GEORGES. Os Números: A História
de uma grande Invenção 10ª edição, São Paulo, Globo, 2001. – Acesso em
18/11/2013.
http://matematiccando.blogspot.com.br/2012/10/diferentes-formas-de-registrar-os.html – Acesso em 18/11/2013.
http://planeta-matematica.blogspot.com.br/2012/09/as-diferentes-formas-de-registar-os.html – Acesso em 18/11/2013.
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